quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Recebi este selo FOFO de
Vilma do blog

http://vida-vivendocomarte.blogspot.com/

Adorei amiga!!!!!!!!!!!!!!!!!

As regras:

Oferecer o selinho para 10 blogs;

Avisar os indicados;Dizer o que achou do selo: EU ACHEI LINDOOO, SHOW DE BOLA!A pessoa que receber o selinho deve deixar um recadinho no blog de quem a indicou.

Indicados:

http://educacrianca.blogspot.com/

http://copiadonadacriadocip.blogspot.com/

http://canttinhodaprofeadri.blogspot.com/

http://amigadaedu.blogspot.com/

http://participarparamelhorar.blogspot.com/

http://mariadefatimavieira.blogspot.com/

http://amandeixom.blogspot.com/

http://baudalete.blogspot.com/

http://oblogdatiamaria.blogspot.com/

http://www.sillovinho.blogspot.com/

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

PROJETO NATAL – EDUCAÇÃO INFANTIL I

"A mensagem de Natal mais sublime é aquela que sai em silêncio do nosso

coração, todos os dias e aquece com ternura os corações daqueles que nos

acompanham".


JUSTIFICATIVA:

Pretende-se conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção

de conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa,

descontraída, buscando integrar a perspectiva de diversas áreas.
OBJETIVOS:


• Conhecer o verdadeiro espírito de Natal.

• Estimular a formação de bons hábitos e o respeito às crenças, símbolos e

sentimentos alheios e a religiosidade de cada um.

• Identificar os símbolos do Natal.

• Desenvolver a linguagem oral.

• Desenvolver o raciocínio e a criatividade.

• Estimular a socialização.


DESENVOLVIMENTO:

• Texto informativo
• Relatos
• Leitura
• Pesquisas
• Cartas
• Bilhetes
• Poemas
• Músicas
• Orações
• Filmes
• Arte
• Quebra-cabeça
• Desafio
• Jogo da memória
• Recorte
• Colagem
• Caça-palavras
• Dramatização
• Cartões
• Painel coletivo
• Produção de texto
• Quadrinhas
• Máscara
CULMINÂNCIA:
• Dramatização do presépio.

• Festa de despedida com “Amigo oculto”.

• Festa de encerramento com a Chegada do Papai Noel.

• Números musicais e distribuição de surpresa.





Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Natal é a solenidade cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo. A data para sua celebração é o dia 25 de Dezembro, pela Igreja Católica Romana e, o dia 7 de Janeiro, pela Igreja Ortodoxa.

Após a celebração anual da Páscoa, a comemoração mais venerável para a Igreja é o Natal do Senhor e suas primeiras manifestações. Ainda sendo uma festa cristã, é encarado universalmente por pessoas dos diversos credos como o dia consagrado à reunião da família, à paz, à fraternidade e à solidariedade entre os homens.

Nas línguas latinas o vocábulo Natal deriva de Natividade, ou seja, referente ao nascimento de Jesus. Em inglês o termo utilizado é Christmas, literalmente "Missa de Cristo". Já na língua alemã, é Weihnachten e têm o significado "Noite Bendita".
O NATAL E SEUS SÍMBOLOS
Fonte: sensibilidadesabor.com.br
.....Apesar de toda a correria que representa esta época do ano, com a compra de presentes, projetos que precisam ser finalizados, e a preparação de uma recepção para as pessoas mais intimas, onde todos se deixam contagiar pelo calor humano, mais do que nunca, impera o esmero na elaboração do visual e do paladar.

.....Relaxe, coloque na ocasião tudo o que sabe sobre sensibilidade e sabor, receba a família e os amigos com o coração aberto, abraçando-os em cada detalhe, deixe-os à vontade, e a sua recepção será um sucesso.
.....Antes do nascimento de Jesus, já existia uma comemoração pagã ao “Retorno do Sol”, que homenageava o fim do inverno, e era celebrada em datas variadas ao redor do mundo.
.....No século 4 ªC, o Papa Julius I, com a intenção de substituir os rituais pagãos por festas cristãs, fixa a data da celebração para o dia 25 de dezembro, (data esta que se estabeleceu com a troca do calendário Juliano pelo Gregoriano).
.....A celebração do Natal é repleta de símbolos, que fizeram desta tradição uma das festas mais ornamentadas.
BOLAS
.....Por seu formato e colorido, as bolas simbolizam o fruto da “árvore da vida”.

DICAS:
.....Além de ser possível encontrar uma enorme variedade de cores e formatos de bolas, você pode dar-lhes um toque pessoal usando a sua criatividade.
.....Compre pinhas, ou encontre-as no chão em baixo de pinheiros e pinte-as de várias cores, com spray dourado ou prateado, ou cubra-as com spray de neve.
.....Pinte bolas de isopor, usando os mesmos recursos que para as pinhas.
.....Faça bolas de origami.
.....Use laranjas cujo cabinho tenha sido mantido.


MEIAS NA CHAMINÉ
.....Conta a lenda, que três moças não podiam casar, porque na época era indispensável um dote, e elas não dispunham de um, para tal, São Nicolau, (o santo que inspirou o personagem de Papai Noel), comovido com a situação, resolve jogar três sacos de moedas pela chaminé da casa das moças. Os sacos caíram dentro das meias das moças, que estavam secando na lareira.

DICAS:
.....Corte pedaços de pano no formato de meia e costure os pares. Borde o nome de cada criança, e recheie as meias com balas e chocolate. Depois pregue-as ou cole-as na parte superior da lareira.
.....Você pode pegar a própria meia da criança, e incrementá-la com laços, fitas, ou bordados que já vêm prontos para colar, (podem ter tema de natal, algo que se identifique com a criança, ou a inicial do nome).
PAPAI NOEL

.....Diz a lenda que em Myra (hoje Turquia), 300 ªC, morava Nicolas, o qual distribuía presentes na época do natal. Quando seu pai morreu, Nicolas tornou-se padre, e mais tarde bispo, quando passou a vestir roupas e chapéu vermelhos, (e barba branca). Quando morreu, a Igreja canonizou-o, e assim esta imagem transformou-se num símbolo das comemorações natalinas.

COMO É CHAMADO O PAPAI NOEL EM VÁRIOS PAÍSES:
Alemanha: Kiss Kringle (criança do Cristo)
Canadá: Santa Claus
Dinamarca: Juliman
Espanha: Papa Noel
Estados Unidos: Santa Claus
Finlândia: Joulupukki
França: Pére Noel
Holanda: Kerstman
Inglaterra: Father Christmas
Itália: Belfana ou Papa Natal
Japão: Jizo
Rússia: Baboushka
Suécia: Jultomten



DICAS:
.....Natal com crianças pede Papai Noel. A roupa pode ser alugada, ou comprada em grandes magazines ou em lojas especializadas. Os presentes das crianças devem estar dentro do saco do Papai Noel, identificadas com o nome de cada um, e ser entregues por ele mesmo.
PINHEIRO
.....Existem várias teorias para explicar porquê o pinheiro se tornou a árvore símbolo do natal, na maioria dos países onde este se comemora:
.....Conta a história, que quando Jesus nasceu, perto do estábulo onde ele se abrigava, havia três árvores que resolveram também presenteá-lo. A palmeira escolheu a maior e mais bela palma, e fez dela um abano para o menino. A oliveira ofereceu o suave e perfumado óleo, para amaciar os pés do menino. E finalmente, o pinheiro, já tristemente conformado com a idéia de que não tinha nada a oferecer, pois suas folhas eram como agulhas, e poderiam machucar o menino, percebe que muitas estrelas tinham pousado em seus galhos, iluminando-o de tal forma, que o olhar de Jesus não podia resistir à beleza desta arvore, (por isso até hoje o pinheiro é enfeitado com muitas luzes).
.....Alguns autores atribuem a existência da árvore de Natal, anterior ao cristianismo.
.....Na Saturnália (festival realizado no inverno em homenagem a Saturno, deus da agricultura), os romanos enfeitavam suas casas com pinheiros.
.....Diz a lenda, que o pinheiro foi escolhido como símbolo do Natal, devido à sua forma triangular, onde se representa a Santíssima Trindade.
.....A árvore de Natal, no contexto em que se insere hoje, tem sua primeira referência registrada em Strasbourg, Alemanha, no século XVI, quando todas as famílias, independente do seu poder aquisitivo, decoravam os pinheiros com papeis coloridos, frutas e doces. Após espalhar-se por toda a Europa, esta tradição chega ao continente americano em 1800.
.....A rainha Elizabete, da Inglaterra, por ocasião do Natal em que oferecia uma grande festa, e recebia numerosos presentes, pediu que estes fossem depositados em baixo de um pinheiro que havia no jardim.
.....O pinheiro é a única árvore que não perde as suas folhas, seja qual fôr a época do ano.

Fonte: http://wata-eh-legal.blogspot.com/2007/11/natal-projeo-educao-infantil-i.html
PEÇA DE NATAL

Personagens:

JOSÉ
MARIA
MENINO JESUS
ANJOS
PASTORES
FLORES
ANIMAIS
ESTRELA
REIS MAGOS


NARRADOR: HÁ MUITOS ANOS ATRÁS, EM UMA CIDADE DA GALILÉIA CHAMADA NAZARÉ, HAVIA UMA JOVEM QUE SE CHAMAVA MARIA... JOVEM OBEDIENTE Á DEUS, E QUE TINHA UM CORAÇÃO BOM. DEUS A ESCOLHEU PARA SER MÃE DO MENINO JESUS (AQUELE QUE SERIA O SALVADOR DO MINDO). UM DIA, UM LINDO ANJO, ENVIADO POR DEUS, TROUXE UMA MENSAGEM PARA MARIA... E O ANJO DISSE ASSIM:


ANJO: AVE CHEIA DE GRAÇA O SENHOR É CONTIGO.

NARRADOR: PERTUBOU-SE ELA COM ESTAS PALAVRAS E PÔS-SE A PENSAR NO QUE SIGNIFICARIA SEMELHANTE SAUDAÇÃO.

NARRADOR: E O ANJO CONTINUOU.

ANJO: NÃO TEMAS MARIA, POIS ENCONTRASTES GRAÇA DIANTE DE DEUS. EIS QUE CONCEBERÁS E DARÁS À LUZ UM FILHO E LHE PORÁS O NOME DE JESUS “ESTES SERÁ CHAMADO FILHO DO ALTÍSSIMO, E O SEU REINO NÃO TERÁ FIM”.

NARRADOR: E MARIA REPLETA DE ALEGRIA DISSE:

MARIA: EIS AQUI A SERVA DO SENHOR FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO ASUA PALAVRA.

NARRADOR: E PELO SIM DE MARIA REALIZOU-SE O PLANO DE SALVAÇÃO DO PAI.

NARRADOR: JOSÉ O NOIVO DEMARIA SOUBERA O QUE ESTAVA ACONTECENDO, EFICOU BASTANTE CONFUSO. ENTÃO DEUS ENVIOU UM ANJO, QUE APARECEU EM SONHO A JOSÉ E LHE DISSE:

ANJO: ’’ JOSÉ FILHO DE DAVI, NÃO TEMAS RECEBER MARIA POR ESPOSA, POIS O QUE NELA FOI CONCEBIDO VEM DO ESPÍRITO SANTO. ELA DARÁ À LUZ UM FILHO A QUEM PORÁS O NOME DE JESUS, PORQUE ELE SALVARÁ O SEU POVO DE SEUS PECADORES. ”“.

NARRADOR: E JOSÉ, CONFIOU NAS PALAVRAS DO ANJO, POIS SABIA QUE ELE ERA ENVIADO POR DEUS, E JOSÉ AMAVA A DEUS, E CONFIAVA NAS SUAS PALAVRAS E PROMESSAS...





NARRADOR: PASSOU-SE ALGUM TEMPO... E ELES PRECISARAM VOLTAR PARA ALISTAR-SE NA CIDADE ONDE NASCEREM, POIS ESTA ERA A ORDEM DO REI... E LÁ SE FORAM, JOSÉ, MARIA E O MENINO JESUS AINDA NO VENTRE DE MARIA, INICIARAM ENTÃO UMA LONGAVIAGEM DE TODAS AS PARTES PARA ALISTAR-SE ALI...
MARIA CANSADA, E QUASE PARA DAR À LUZ, ESCORAVA-SE EM JOSÉ, E LÁ IAM OS DOIS À PROCURA DE UM LUGAR ONDE PUDESSEM DESCANSAR UM POUCO, MAS ERA INÚTIL A PROCURA...
TUDI ESTAVA LOTADO, AS HOSPEDARIAS ESTAVAM CHEIAS, E TODOS DIZIAM: NÃO HÁ VAGAS.
DEPOIS DE MUITA PROCURA POR UM LUGAR, JÁ ESTAVAM CANSADAS E RESOLVERAM PARA UM ESTÁBULO PARA DESCANSAREM UM POUCO. JOSÉ ARRUMAVA O LOCAL COM TODO CARINHO, POIS JÁ SENTIA EM SEU CORAÇÃO QUE ESTAVA CHEGANDO O GRAMDE MOMENTO. E OS ANIMAIZINHOS TAMBÉM SE APROXIMAVAM PRIMEIRO O CARNEIRINHO, DEPOIS O BURRINHO, A VAQUINHA, ATÉ AS FLORZINHAS DESABROCHARAM PARA FICAR NAQUELA NOITE.

NARRADOR: QUE ALEGRIA! JESUS NASCEU. OS PASTORES QUE ESTAVAM NO CAMPO TRABALHANDO, AVISADOS POR UM ANJO FORAM ADORAR JESUS. EM UM OUTO LUGAR, OS REIS MAGOS GUIADOS POR UMA ESTRELA TAMBÉM FORAM, ADORAR O MENINO JESUS E O PRESENTIARAM COM OURO, INCENSO, MIRRA.

NARRADOR: AGORA SIM! ESTAVA COMPLETA AQUELA LINDA NOITE...

______________________________________…



> O MELHOR DO NATAL/RESUMO PERSONALÍSTICO
A peça O MELHOR DO NATAL possui os seguintes personagens:

GENINHO – É o personagem mais inteligente da turma. O Geninho adora estudar e tem sempre uma conduta exemplar. É ele o responsável pelos ensinamentos morais. O Geninho é o único que entende o verdadeiro sentido do Natal.

TÁ NA BOCA – É o personagem méis comilão. O Ta na boca só pensa em comer. É também um personagem bastante brincalhão e adora dizer brincadeiras que divirtam a turma. Para ele o melhor do natal é a comida.

LIMPINHA – É uma personagem muito preocupada com a limpeza. A Limpinha tem sua roupa sempre branca e é um exemplo quando o assunto é limpeza. No entanto, para ela o que é mais importante no natal é a festa.

IMUNDINHA – É irmã da Limpinha. Antigamente, a Imundinha não gostava de banhar, porém ela já se regenerou com a ajuda de sua turma. Para ela, a melhor coisa do natal é o presente.

FESTEIRA – A Festeira é um personagem que só vai à evangelização em dia de festa. Para ela, festa,bolo e presente são fundamentais no Natal.

A peça O MELHOR DO NATAL tem o seguinte enredo:

Um grupo de amigos, formado pelos personagens acima citados, se reúnem para ir à evangelização infantil no dia de Natal. Lá eles questionam o fato da Festeira só ir à evangelização nos dias de festa. Depois cada um deles discute o que é mais importante no Natal, de acordo com as opiniões citadas acima. Cabe ao Geninho ensinar a eles a verdadeira importância do natal e mudar a opinião deles a respeito dessa data.

Essa peça tem por objetivo ensinar às crianças a importância do natal. Os nomes dos personagens representam as suas principais características: Geninho tem esse nome porque é uma espécie de gênio para a turma; Ta na boca tem esse nome porque só pensa em comer e tudo para ele está na boca para ser mastigado; Limpinha tem esse nome porque só anda limpa; Imundinha tem esse nome porque só andava suja, imunda; Festeira tem esse nome porque só vai à evangelização nos dias de festa. Tais nomes foram escolhidos devido à facilidade das crianças decora – los e por ilustrarem as características dos personagens,facilitando a elas entender o sentido da peça através da compreensão dos personagens.

O MELHOR DO NATAL
LIMPINHA – É Natal! É Natal! Vou comemorar

Tá na hora de ir pra festa

Que vai começar!

IMUNDINHA – É Natal! É Natal! E o que eu vou ganhar?

Meu presente quero agora

Para mim brincar!

TÁ NA BOCA – É Natal! É Natal! Vou comer demais

Lá tem bolo, tem petisco,

Suco e muito mais.

GENINHO – É Natal! É Natal! Sino de Belém

Já nasceu Deus menino

Para o nosso bem!

FESTEIRA – É Natal! É Natal! Por isso que eu vim

Festa, bolo e presente

Tudo é bom pra mim!

TODOS - Festeira! Você voltou!

FESTEIRA – Voltei turma, afinal é dia de festa na evangelização e vocês sabem que festa é comigo mesmo Imundinha, cadê tua sujeira?

IMUNDINHA – Ah, Festeira. Agora eu só ando limpa, mas isso é outra história...

TÁ NA BOCA – Imundinha, tu gostou da minha roupa de árvore de Natal?

IMUNDINHA – Eu gostei Tá na boca. TÁNABOCA – Imundinha, pra que esse saco?

IMUNDINHA – É para mim guardar meus presentinhos.

GENINHO – Festeira, por que você só aparece aqui no Natal e no dia das crianças?

FESTEIRA – Ah, Geninho! Que pergunta mais boba. Eu só venho aqui nesses dias porque tem festa, tem as comidas mais gostosas e a tia ainda dá presente!

GENINHO – Ih, Festeira. Você devia ter vergonha. A gente não pode ir pra evangelização só no dia que tem festa. Também não pode ir só por causa do lanche ou do presente. Legas mesmo é ir pra evangelização pra estudar.

TODOS – É sim, é verdade!

LIMPINHA – E então? A gente já pode ir pra evangelização?

IMUNDINHA – É mesmo gente, vamos lá!

TÁ NA BOCA – Vamos lá galera!

LIMPINHA – Oba, tem festa na evangelização?

TÁ NA BOCA – Imundinha, tu sabe o que eu mais gosto na evangelização?

IMUNDINHA – Não, Tá na boca.

TÁ NA BOCA – Eu gosto é de comer. Nesse dia eles sempre servem um lanche bem gostoso na evangelização. Merenda no Natal pra mim é assim: tá na boca!

LIMPINHA – Xi, esse aí só pensa em comer.Pois o que eu adoro mesmo no Natal é a festa que tem na evangelização. É tão bom! A gente se reúne, a tia faz brincadeira, a gente canta, bate palma. Festa de natal é bom demais!

IMUNDINHA – Ih! Já vi que vocês não sabem o que é bom. A melhor coisa do Natal é ir pra evangelização ganhar presente! Ano passado eu ganhei um presente lindo que a tia me deu. Presente no Natal é a melhor coisa do mundo!

LIMPINHA – E você, Festeira? O que é que você mais gosta no Natal?

FESTEIRA – Eu gosto de tudo!

TODOS – De tudo!

FESTEIRA – É! Eu gosto da festa que nem a Limpinha, gosto do presente que nem a Imundinha e gosto da comida que nem o Tá na boca.

TÁ NA BOCA – Entendi. E tu geninho, num vai dizer o que tu mais gosta no Natal não?

IMUNDINHA – É Geninho, todo mundo já falou. Só falta você.

GENINHO – Eu estou envergonhado!

TODOS – Envergonhado?

GENINHO – É, vocês só pensam na festa, no presente, na comida! Será que ninguém aqui sabe o que é Natal?

FESTEIRA – Eu sei! Natal é dia de festa na evangelização.

GENINHO – Não,não e não. Natal é dia de aniversário!

LIMPINHA – Aniversário! De quem?

GENINHO – De Jesus Cristo.

IMUNDINHA – É mesmo, Geninho?

GENINHO – É sim. Dia 25 dezembro é o dia que Jesus nasceu. Por isso é natal. É o dia em que si comemora o aniversário de Jesus.

IMUNDINHA – Quer dizer que no Natal, antes de pensar na festa, a gente deve pensar no nascimento de Jesus?

LIMPINHA – É isso aí! Natal não é só festa i nem presente! Natal é dia de agradecer a Deus pelo nascimento de Jesus e pedir paz e alegria pra todo mundo!

TÁ NA BOCA – É isso aí galera! Ao invés de ganhar presente, a gente tem mesmo é que dar carinho!

FESTEIRA – E pra provar que eu aprendi o que é Natal, eu vou passar a vir todo domingo para a evangelização, ao invés de vir só no dia de festa.

TODOS – Oba! Feliz Natal pessoal!



Fonte: Lucimar (grupo S.)

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?