PEÇA DE NATAL
Personagens:
JOSÉ
MARIA
MENINO JESUS
ANJOS
PASTORES
FLORES
ANIMAIS
ESTRELA
REIS MAGOS
NARRADOR: HÁ MUITOS ANOS ATRÁS, EM UMA CIDADE DA GALILÉIA CHAMADA NAZARÉ, HAVIA UMA JOVEM QUE SE CHAMAVA MARIA... JOVEM OBEDIENTE Á DEUS, E QUE TINHA UM CORAÇÃO BOM. DEUS A ESCOLHEU PARA SER MÃE DO MENINO JESUS (AQUELE QUE SERIA O SALVADOR DO MINDO). UM DIA, UM LINDO ANJO, ENVIADO POR DEUS, TROUXE UMA MENSAGEM PARA MARIA... E O ANJO DISSE ASSIM:
ANJO: AVE CHEIA DE GRAÇA O SENHOR É CONTIGO.
NARRADOR: PERTUBOU-SE ELA COM ESTAS PALAVRAS E PÔS-SE A PENSAR NO QUE SIGNIFICARIA SEMELHANTE SAUDAÇÃO.
NARRADOR: E O ANJO CONTINUOU.
ANJO: NÃO TEMAS MARIA, POIS ENCONTRASTES GRAÇA DIANTE DE DEUS. EIS QUE CONCEBERÁS E DARÁS À LUZ UM FILHO E LHE PORÁS O NOME DE JESUS “ESTES SERÁ CHAMADO FILHO DO ALTÍSSIMO, E O SEU REINO NÃO TERÁ FIM”.
NARRADOR: E MARIA REPLETA DE ALEGRIA DISSE:
MARIA: EIS AQUI A SERVA DO SENHOR FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO ASUA PALAVRA.
NARRADOR: E PELO SIM DE MARIA REALIZOU-SE O PLANO DE SALVAÇÃO DO PAI.
NARRADOR: JOSÉ O NOIVO DEMARIA SOUBERA O QUE ESTAVA ACONTECENDO, EFICOU BASTANTE CONFUSO. ENTÃO DEUS ENVIOU UM ANJO, QUE APARECEU EM SONHO A JOSÉ E LHE DISSE:
ANJO: ’’ JOSÉ FILHO DE DAVI, NÃO TEMAS RECEBER MARIA POR ESPOSA, POIS O QUE NELA FOI CONCEBIDO VEM DO ESPÍRITO SANTO. ELA DARÁ À LUZ UM FILHO A QUEM PORÁS O NOME DE JESUS, PORQUE ELE SALVARÁ O SEU POVO DE SEUS PECADORES. ”“.
NARRADOR: E JOSÉ, CONFIOU NAS PALAVRAS DO ANJO, POIS SABIA QUE ELE ERA ENVIADO POR DEUS, E JOSÉ AMAVA A DEUS, E CONFIAVA NAS SUAS PALAVRAS E PROMESSAS...
NARRADOR: PASSOU-SE ALGUM TEMPO... E ELES PRECISARAM VOLTAR PARA ALISTAR-SE NA CIDADE ONDE NASCEREM, POIS ESTA ERA A ORDEM DO REI... E LÁ SE FORAM, JOSÉ, MARIA E O MENINO JESUS AINDA NO VENTRE DE MARIA, INICIARAM ENTÃO UMA LONGAVIAGEM DE TODAS AS PARTES PARA ALISTAR-SE ALI...
MARIA CANSADA, E QUASE PARA DAR À LUZ, ESCORAVA-SE EM JOSÉ, E LÁ IAM OS DOIS À PROCURA DE UM LUGAR ONDE PUDESSEM DESCANSAR UM POUCO, MAS ERA INÚTIL A PROCURA...
TUDI ESTAVA LOTADO, AS HOSPEDARIAS ESTAVAM CHEIAS, E TODOS DIZIAM: NÃO HÁ VAGAS.
DEPOIS DE MUITA PROCURA POR UM LUGAR, JÁ ESTAVAM CANSADAS E RESOLVERAM PARA UM ESTÁBULO PARA DESCANSAREM UM POUCO. JOSÉ ARRUMAVA O LOCAL COM TODO CARINHO, POIS JÁ SENTIA EM SEU CORAÇÃO QUE ESTAVA CHEGANDO O GRAMDE MOMENTO. E OS ANIMAIZINHOS TAMBÉM SE APROXIMAVAM PRIMEIRO O CARNEIRINHO, DEPOIS O BURRINHO, A VAQUINHA, ATÉ AS FLORZINHAS DESABROCHARAM PARA FICAR NAQUELA NOITE.
NARRADOR: QUE ALEGRIA! JESUS NASCEU. OS PASTORES QUE ESTAVAM NO CAMPO TRABALHANDO, AVISADOS POR UM ANJO FORAM ADORAR JESUS. EM UM OUTO LUGAR, OS REIS MAGOS GUIADOS POR UMA ESTRELA TAMBÉM FORAM, ADORAR O MENINO JESUS E O PRESENTIARAM COM OURO, INCENSO, MIRRA.
NARRADOR: AGORA SIM! ESTAVA COMPLETA AQUELA LINDA NOITE...
______________________________________…
> O MELHOR DO NATAL/RESUMO PERSONALÍSTICO
A peça O MELHOR DO NATAL possui os seguintes personagens:
GENINHO – É o personagem mais inteligente da turma. O Geninho adora estudar e tem sempre uma conduta exemplar. É ele o responsável pelos ensinamentos morais. O Geninho é o único que entende o verdadeiro sentido do Natal.
TÁ NA BOCA – É o personagem méis comilão. O Ta na boca só pensa em comer. É também um personagem bastante brincalhão e adora dizer brincadeiras que divirtam a turma. Para ele o melhor do natal é a comida.
LIMPINHA – É uma personagem muito preocupada com a limpeza. A Limpinha tem sua roupa sempre branca e é um exemplo quando o assunto é limpeza. No entanto, para ela o que é mais importante no natal é a festa.
IMUNDINHA – É irmã da Limpinha. Antigamente, a Imundinha não gostava de banhar, porém ela já se regenerou com a ajuda de sua turma. Para ela, a melhor coisa do natal é o presente.
FESTEIRA – A Festeira é um personagem que só vai à evangelização em dia de festa. Para ela, festa,bolo e presente são fundamentais no Natal.
A peça O MELHOR DO NATAL tem o seguinte enredo:
Um grupo de amigos, formado pelos personagens acima citados, se reúnem para ir à evangelização infantil no dia de Natal. Lá eles questionam o fato da Festeira só ir à evangelização nos dias de festa. Depois cada um deles discute o que é mais importante no Natal, de acordo com as opiniões citadas acima. Cabe ao Geninho ensinar a eles a verdadeira importância do natal e mudar a opinião deles a respeito dessa data.
Essa peça tem por objetivo ensinar às crianças a importância do natal. Os nomes dos personagens representam as suas principais características: Geninho tem esse nome porque é uma espécie de gênio para a turma; Ta na boca tem esse nome porque só pensa em comer e tudo para ele está na boca para ser mastigado; Limpinha tem esse nome porque só anda limpa; Imundinha tem esse nome porque só andava suja, imunda; Festeira tem esse nome porque só vai à evangelização nos dias de festa. Tais nomes foram escolhidos devido à facilidade das crianças decora – los e por ilustrarem as características dos personagens,facilitando a elas entender o sentido da peça através da compreensão dos personagens.
O MELHOR DO NATAL
LIMPINHA – É Natal! É Natal! Vou comemorar
Tá na hora de ir pra festa
Que vai começar!
IMUNDINHA – É Natal! É Natal! E o que eu vou ganhar?
Meu presente quero agora
Para mim brincar!
TÁ NA BOCA – É Natal! É Natal! Vou comer demais
Lá tem bolo, tem petisco,
Suco e muito mais.
GENINHO – É Natal! É Natal! Sino de Belém
Já nasceu Deus menino
Para o nosso bem!
FESTEIRA – É Natal! É Natal! Por isso que eu vim
Festa, bolo e presente
Tudo é bom pra mim!
TODOS - Festeira! Você voltou!
FESTEIRA – Voltei turma, afinal é dia de festa na evangelização e vocês sabem que festa é comigo mesmo Imundinha, cadê tua sujeira?
IMUNDINHA – Ah, Festeira. Agora eu só ando limpa, mas isso é outra história...
TÁ NA BOCA – Imundinha, tu gostou da minha roupa de árvore de Natal?
IMUNDINHA – Eu gostei Tá na boca. TÁNABOCA – Imundinha, pra que esse saco?
IMUNDINHA – É para mim guardar meus presentinhos.
GENINHO – Festeira, por que você só aparece aqui no Natal e no dia das crianças?
FESTEIRA – Ah, Geninho! Que pergunta mais boba. Eu só venho aqui nesses dias porque tem festa, tem as comidas mais gostosas e a tia ainda dá presente!
GENINHO – Ih, Festeira. Você devia ter vergonha. A gente não pode ir pra evangelização só no dia que tem festa. Também não pode ir só por causa do lanche ou do presente. Legas mesmo é ir pra evangelização pra estudar.
TODOS – É sim, é verdade!
LIMPINHA – E então? A gente já pode ir pra evangelização?
IMUNDINHA – É mesmo gente, vamos lá!
TÁ NA BOCA – Vamos lá galera!
LIMPINHA – Oba, tem festa na evangelização?
TÁ NA BOCA – Imundinha, tu sabe o que eu mais gosto na evangelização?
IMUNDINHA – Não, Tá na boca.
TÁ NA BOCA – Eu gosto é de comer. Nesse dia eles sempre servem um lanche bem gostoso na evangelização. Merenda no Natal pra mim é assim: tá na boca!
LIMPINHA – Xi, esse aí só pensa em comer.Pois o que eu adoro mesmo no Natal é a festa que tem na evangelização. É tão bom! A gente se reúne, a tia faz brincadeira, a gente canta, bate palma. Festa de natal é bom demais!
IMUNDINHA – Ih! Já vi que vocês não sabem o que é bom. A melhor coisa do Natal é ir pra evangelização ganhar presente! Ano passado eu ganhei um presente lindo que a tia me deu. Presente no Natal é a melhor coisa do mundo!
LIMPINHA – E você, Festeira? O que é que você mais gosta no Natal?
FESTEIRA – Eu gosto de tudo!
TODOS – De tudo!
FESTEIRA – É! Eu gosto da festa que nem a Limpinha, gosto do presente que nem a Imundinha e gosto da comida que nem o Tá na boca.
TÁ NA BOCA – Entendi. E tu geninho, num vai dizer o que tu mais gosta no Natal não?
IMUNDINHA – É Geninho, todo mundo já falou. Só falta você.
GENINHO – Eu estou envergonhado!
TODOS – Envergonhado?
GENINHO – É, vocês só pensam na festa, no presente, na comida! Será que ninguém aqui sabe o que é Natal?
FESTEIRA – Eu sei! Natal é dia de festa na evangelização.
GENINHO – Não,não e não. Natal é dia de aniversário!
LIMPINHA – Aniversário! De quem?
GENINHO – De Jesus Cristo.
IMUNDINHA – É mesmo, Geninho?
GENINHO – É sim. Dia 25 dezembro é o dia que Jesus nasceu. Por isso é natal. É o dia em que si comemora o aniversário de Jesus.
IMUNDINHA – Quer dizer que no Natal, antes de pensar na festa, a gente deve pensar no nascimento de Jesus?
LIMPINHA – É isso aí! Natal não é só festa i nem presente! Natal é dia de agradecer a Deus pelo nascimento de Jesus e pedir paz e alegria pra todo mundo!
TÁ NA BOCA – É isso aí galera! Ao invés de ganhar presente, a gente tem mesmo é que dar carinho!
FESTEIRA – E pra provar que eu aprendi o que é Natal, eu vou passar a vir todo domingo para a evangelização, ao invés de vir só no dia de festa.
TODOS – Oba! Feliz Natal pessoal!
Fonte: Lucimar (grupo S.)
Conto "Na Livraria de Maria"
Há 3 anos
0 comentários:
Postar um comentário